GENTILEZA GERA GENTILEZA
Trey Harrison é um jovem programador de 29 anos que passou os últimos 7 anos de sua vida trabalhando num software chamado Salvation, que serve para controlar efeitos luminosos e visuais em teatros e concertos. Trey já tinha conseguido clientes em todas partes do mundo, entre DJ's e clubes, quando se deu conta de que seu programa tinha sido crackeado: qualquer usuário poderia baixá-lo gratuitamente e usá-lo sem que Trey recebesse um centavo.
O grupo responsável pelo crack chama-se BlueBeta3D. Numa tola tentativa fadada ao fracasso, Trey decidiu lhes escrever um email:
Subject: Pode-se negociar com hackers? From: Trey Harrison Date: Wed, 16 May 2007 20:56:27 To: BlueBeta3D@hushmail.com Olá. Vocês subiram uma versão pirateada de meu software chamado Salvation. Não me surpreendi. Aliás me sinto até agraciado, mas gostaria de saber se poderíamos nos reunir para discutir a possibilidade de que vocês parem de distribuí-lo? Agradeço antecipadamente a atenção dispensada. Abraços. Trey Harrison
Surpreendentemente, Trey recebeu, no mesmo dia, esta resposta:
Subject: Re: Pode-se negociar com hackers? From: BlueBeta3D@hushmail.com Date: Wed, 16 May 2007 23:56:27 To: Trey Harrison Olá Trey, Compreendemos o papel dos desenvolvedores, só lançamos o crack para que muita gente que não tem acesso nem privilégios pudesse o usar e aprender. Pedimos desculpas por qualquer problema que tenhamos causado. Tomamos nota de seu comentário e não voltaremos a lançar este crack. Boa sorte e grande sucesso nos teus futuros projetos e desenvolvimentos. Abraços. BlueBeta3D
Trey conseguiu com uma solicitação gentil o que não conseguem dezenas de empresas que gastam milhões e milhões de dólares em esforços anti-pirataria.
Moral da história: Diante de uma situação adversa, palavras educadas e gentis quase sempre surtem mais efeito do que carteiradas, xingamentos, pancadaria ou advogados.
Aí você vai me perguntar: "Mas Luiz, o que tem a ver a foto do velho ali em cima com essa história?"
Bom, quem nao é carioca ou não mora no Rio de Janeiro provavelmente não conheceu o Profeta Gentileza (04/1917 - 05/1996) que pregava o entendimento entre os homens pintando grandes painéis nas colunas dos viadutos cariocas: "Gentileza gera gentileza!"
Em 2000, Marisa Monte, entristecida com a destruição dos painéis do Profeta, hoje tombados e restaurados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, compôs esta linda canção:
GENTILEZA - Mp3 - 2,58Mb (Clique para baixar) Apagaram tudo Pintaram tudo de cinza A palavra no muro Ficou coberta de tinta Apagaram tudo Pintaram tudo de cinza Só ficou no muro Tristeza e tinta fresca Nós que passamos apressados Pelas ruas da cidade Merecemos ler as letras E as palavras de Gentileza Por isso eu pergunto À você no mundo Se é mais inteligente O livro ou a sabedoria O mundo é uma escola A vida é o circo Amor palavra que liberta Já dizia o Profeta |
|